Ideias

  • domingo, 7 de fevereiro de 2010
  • Posted by Anônimo

Design do século XXI

As empresas do século XXI não aceitam o mesmo modelo de gestão aplicado pelos clássicos da administração do século XVIII e algumas décadas posteriores. É louvável que existiram pessoas como Henry Ford e FrederickTaylor, porém o modelo de produção focada unicamente na funcionalidade do produto é uma estratégia ultrapassada para ser aplicada perante complexidade epstemológica que se forma na estrutura da sociedade do século XXI, onde encontramos cada vez mais uma cadeia de usuários tribalizados que buscam cada vez mais experiências e suas identidades através dos serviços e produtos oferecidos por uma determinada instituição. A grande sacada da alta administração atual foi, perceber que apenas pessoas com pensamentos desenvolvidos atravéz do processo criativo, lúdico, visionário, com finalidade de inovação, focados no consumidor final é o que está segurando os acionistas que precisam fazer valer suas ações, que aumenta com os lucros gerados pelos consumidores fidelizados, que confião e percebem o carismática da marca, carisma que foi construido com esses atos inovadores, vindos das mão dos designers.

Esse modelo é conhecido como Pensamento Focado no Design onde uma empresa controi toda sua cultura com base na criação de idéias inovadoras, podendo elas virem também do mais baixo degrau hieráquico, da instituição. O pensamento focado em idéias inovadoras, a todo o momento, é o modelo que mais conseguirá transformar problemas capiciosos, momentos de instabilidade empresarial e situação de risco - na visão da administração conservadora- em oportunidades lucrativas/sustentáveis para os negócios, reduzindo assim ações trágicas para cortar custos.

É difícil construir o abismo que existe entre planilhas e a sensibilidade do artista que reside no modo de trabalho do designer, porém empresas que conseguiram ligar essas diferençar como Apple, HP, IBM, e outra estão conquistanto os primeiros lugares das melhores e mais lucrativas marcas mundiais.

Por isso mesmo que até mesmo nos designer devemos rever alguns conservadorismos e diminuir um poucos dos vicios maléfico das listas abaixo e pensar um pouco em como ajudar a contruir um mondo melhor atravéz de empressas compromissadas com essa atitude, sim, porque eles tem capital para fazer e é também de algum deles que vem parte das contribuições para a construção dos males que assolam o planeta! A pesar de alguns ''defeitos'' e pré-conceitos vindos dos olhos de outrem, nós temos condição de AJUDAR e não so nós como qualquer outra área do conhecimento que tem a capacidade da inovação para melhora um condições existentes.

Think Different (apple)

Texto e post por Diogo Rezende (Designer Gráfico - Colaborador Blog Ideia Brasil) BH.

Referências: The Brand Gap (o abismo da marca), ZAP (a estratégias número 1 das marcas de sucesso), A Empressa Orientada pelo Design (como construir uma cultura de inovação permanente). Todos os livros são escritos por Marty Neumeier.

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